quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gnose feiticeira como alternativa educacional sustentável - Parte III



O feiticeiro além de se preocupar com essas questões, usa seus dons como forma de manutenção da vida, e da comunidade. Cada família, inclusive no contexto bíblico, tinha os seus ofícios e ensinamentos, desde tempos imemoriais, daí surge o ditado “filho de peixe...” e também o desejo do pai que o filho trilhe o caminho que ele preparou, cujo padrão o filho vem a romper, como no arcano XIII, em que o novo substitui o velho, como o Rei Sagrado Sacrificado, ou o Deus que morre12. Místicos, magos e esotéricos visam desenvolver seus Siddhis, ou seus poderes paranormais, que nada mais é do que tentar usar mais de sua capacidade mental que os 10% da maioria, e ir além de um dom que é mais evidente e reconhecido, e desenvolver as múltiplas inteligências13 – emocional, corporal, estratégica, lógica, espacial, matemática, artística, musical e espiritual – os 9 dons das 9 musas inspiradoras, relacionados ao eneagrama.

Os 3R da Ecologia estão intimamente ligados ao conceito místico do Ciclo da Vida, novamente o Samsara, não como ciclo de ilusão, mas como ciclagem de nutrientes, ciclo sazonal e ciclo das encarnações. Para Reduzir devemos ter um consumo racional; para Reciclar usamos métodos de gestão de resíduos como compostagem e usinagem e para Reutilizar usamos nossa imaginação, criatividade, imágica, através do Patchworking, artesanato, etc. Afinal somos os artesão, oficiantes das guildas14, parteiras, curandeiros, povo esperto, companheiros e guerreiros.

Basta uma última citação ao caminho da culinária mágica, em que a cultura e tradição são respeitados no prato. A Gastronomia aplicada ao Turismo ensina que num prato está sintetizada toda a Cultura de um Povo15.

Com esse artigo vimos que conceitos bruxescos podem ser utilizados como forma de educação sustentável. E para aqueles que ainda não conseguiram ver proveito neles, termino com a citação dos economistas que ensinam que “Não existe economia sem ecologia”. Essa é a verdadeira sustentabilidade.

12 Frazer, Sir James. The Golden Bough (O Ramo de Ouro). Para entender melhor sobre o conceito do Rei Divino e a relação com o Bode Expiatório.
13 Gardner, Howard. Inteligências Múltiplas.
14 Para referência sobre as guildas de ofício, e a relação com a hereditariedade bruxa, veja os artigos do Blog Espelho de Circe. “Como surge uma tradição”.
15 Schluter, Regina G. Gastronomia e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário